fbpx
NOSSA HISTÓRIA

Escrito por Antonio Fagundes da Costa Junior

Quem de nós, na infância ou adolescência, não sonhou em ser aviador, bombeiro, fazendeiro…

Sonhar é o primeiro passo, sempre!

Quando ainda muito jovem, sonhava em fazer algo que pudesse ajudar um maior número de pessoas, sonhava em fazer a diferença na vida de centenas ou milhares de pessoas, independente das suas necessidades. Como estratégia, para conseguir realizar meu sonho, encontrei na Medicina, uma janela incrível de possibilidades, e por isso, com 14 anos de idade, decidi ser médico.

No início da década de 90, ser médico ainda não era algo tão democrático… minha condição familiar, social e econômica não favorecia muito a realização desse sonho, ao mesmo tempo que o desafio era, por isso, ainda mais interessante.

O sonho de ser médico foi realizado em 2000, desde então, anseios cada vez maiores, de praticar uma medicina cada vez melhor, se tornaram praticamente uma obsessão. Percebi, nos meus primeiros passos como médico, que a assistência médica no Brasil até está disponível para uma boa parcela da população, mas a qualidade desta assistência, por diversos motivos, nem sempre é a mais adequada, tanto em forma como em conteúdo.

Em 2005, por entender que além da assistência aos pacientes, eu poderia ajudar na formação de novos e bons médicos, ingressei-me também à carreira de professor de medicina. Confesso que, no inicio, era assustador. O professor está sempre sujeito a vulnerabilidade do questionamento, quando se está em sala de aula, qualquer pergunta pode ser feita… e aí? Sempre saberemos a resposta? E se não soubermos? Acabei respondendo, muitas vezes, que precisaria estudar mais para responder a muitas perguntas, e a cada uma delas, só aprendi mais.

O desafio de ser professor de medicina se transformou em uma paixão, já exercida em pelo menos 5 universidades, onde tive a oportunidade de conhecer pessoas incríveis, e pelo tempo de docência, pude ver os resultados de um trabalho bem feito! Hoje sou colega de ex-alunos espalhados pelo mundo, alguns, médicos que superaram em muito as minhas expectativas.

Em 2011, já morando no Estado do Tocantins, além da prática diária na assistência aos pacientes na minha especialidade, a Cirurgia Vascular, e da docência no curso de medicina da UFT, uma nova oportunidade surgiu. Assumi e enfrentei uma missão quase impossível, de reerguer e salvar da “falência” a Unimed Palmas, convênio médico cooperativo que propiciou muitos benefícios a mim, à minha família e aos meus pacientes… Era hora de poder retribuir e assim, no inicio do ano de 2012, assumi a responsabilidade de ser presidente de uma operadora de saúde que se encontrava em uma situação muito difícil. Com dívidas, baixa credibilidade entre os pacientes e os próprios médicos cooperados, começamos um verdadeiro trabalho de formiguinhas. Planejamento, execução, reestruturação, liderança, gotas de suor e algumas lágrimas, foram ingredientes para um enorme sucesso nessa empreitada.

Foi durante minha passagem pela presidência da Unimed Palmas que conheci Dr. Aristóteles Melo Braga, diretor fundador da Melo Braga Advogados Associados, escritório contratado para dar uma nova roupagem jurídica à Unimed. Dr. Aristóteles vinha de uma experiência de mais de 8 anos como Chefe jurídico na Secretaria Estadual de Saúde e, com essa bagagem toda, nossas reuniões eram sempre profundas e muito produtivas. Foi através de centenas delas, que encontramos os caminhos para solucionar um número enorme de problemas que pareciam não ter solução… o resultado dessa jornada é publico e notório, deixamos a empresa estruturada, com estratégias de curto, médio e longo prazos definidas, um hospital próprio em funcionamento e um time de colaboradores totalmente alinhado.
Era chegado o momento de outros desafios, mas sempre com aquele propósito, de contribuir e ajudar a um maior número de pessoas possível.

Todas essas experiências vividas, desde as pessoais na tenra infância, de pegar filas de madrugada com minha mãe, para conseguir uma guia do INPS (primórdio do que é hoje o SUS), passando pela faculdade de medicina, a oportunidade de ensinar medicina a milhares de estudantes, a gestão dos próprios negócios na área da saúde até a experiência de presidir uma empresa do porte de uma Unimed, contribuíram para acreditar que sim, seria possível encontrar soluções para dar oportunidade de acesso a uma medicina de alta qualidade, digna, de forma econômica e rápida, com facilidade de acesso e pagamento facilitado a milhões de pacientes, além de dar oportunidade e mercado de trabalho a milhares de profissionais e empresas na área da saúde.

Nasce assim, o Vida Connect, um projeto audacioso, pensado e elaborado por toda uma vida, que leva em consideração as principais “dores” dos indivíduos, nos momentos mais importantes de suas vidas, além de encontrar soluções importantes e consistentes para profissionais e empresas do ramo da saúde.

Foram dezenas, talvez centenas de reuniões, horas de estudos, várias dinâmicas envolvendo um enorme número de pessoas, com objetivo de encontrarmos as soluções mais adequadas para transformar a atenção e o cuidado à saúde, de uma forma totalmente digital, com jornadas simples e consistentes, seguras e inovadoras.

Este é um pedacinho da nossa história e, portanto, um pouco de nós. Ainda estamos escrevendo essa história, e você caro leitor, já faz parte dela.

Prof. Antônio Fagundes Jr.
Cirurgião Vascular – CRM/TO: 1742 RQE: 756
Professor Adjunto de Medicina da Universidade Federal do Tocantins.
CEO Vida Connect





Abrir o WhatsApp